logo pfc

ORGONizando
(ORGONizing)

Produzido por José Guilherme Oliveira

Adolescência, Vivência e Arte

por Míriam Castanheira Serra

À vocês Adolescentes

Vamos considerar a Adolescência uma passagem na vida que é de muita transformação, e por isso representa um momento de muitas oportunidades! O corpo mudando… as emoções fortes… e os sentimentos brotando aqui e acolá! E tudo isso sendo vivido como uma busca… uma procura de respostas!

"Quem sou eu? O que faço com a minha raiva? Como falar desse amor que sinto? E essa tristeza que não sei onde vai parar?

O meu corpo já não é o mesmo! Essas espinhas… Essa voz que quase desconheço… Essa cólica… Esses pêlos!

Quem sou eu? Quero ficar sozinho agora! Mas logo já quero o abraço caloroso de alguém! Não sei direito o que sinto! Não sei ao certo o que quero! E, de repente, uma euforia me toma… e quero rir, dançar, abraçar, beijar, cantar… Amar!

E aí de novo, a vontade de chorar, chorar… e o medo que não sei bem de quê !?!?

E … aonde isso tudo vai dar?"

Os momentos são difíceis sim, porém toda essa crise vem acompanhada de uma grande possibilidade de superar os impedimentos e chegar na vida adulta mais maduro e fortificado como pessoa. São em momentos de crise que temos a chance de crescer e evoluir. E a Adolescência é um deles!


Para que essa possibilidade possa acontecer foi criado o projeto

Adolescência, Vivência e Arte

Uma oficina?
Um curso?
Um espaço?

Sim! Um espaço de trocas que favoreça a expansão da afetividade, a consciência de si mesmo, a auto-expressão, a convivência em grupo e o desenvolvimento da auto-estima.

Nele acontecem

Como essas coisas acontecem?

Cidadania
Sei dos meus direitos enquanto um jovem participante de uma família, uma escola, uma galera, uma sociedade? E dos meus deveres também?
Drogas
O que são drogas? Quais seus tipos e efeitos? O que trazem como conseqüências? O que leva um jovem a usar drogas? Porque há drogas legais e drogas ilegais?

Sexualidade
O que sei a respeito de contraceptivos? O que penso à respeito da homosexualidade e da masturbação? Considero a AIDS um "caso sério" ou não estou nem aí? Qual a minha expectativa em relação à 1ª vez? Porque os jovens ainda engravidam sem terem feito essa escolha, apesar de tanta informação disponível? O que representa para mim "ficar com alguém"? E "namorar"?
Timidez
Porque...
- esse nó na garganta quando quero falar certas coisas?
- esse rubor que sobe às faces quanto me sinto esposto/a ?
- esses risinhos nervosos quando a vontade não é de rir?
E o coração saltando no peito quando preciso perguntar ou falar o que penso?
O que fazer com essa vergonha?
Família
Estou recebendo o Amor que preciso da minha família? Estou dando o Amor que posso... e que gostaria de dar? Como me relaciono com ela? O que eu gostaria de mudar? Como posso contribuir para isso?
Escolha de Profissão
O que eu conheço de mim (o que faço e me dá prazer) que poderia "dar pistas" para descobrir a minha profissão?


Uma palavrinha para os pais

Através de dinâmicas de grupo, trabalhos de corpo e da arte é esperado, pelos resultados do programa, que o participante:

O projeto Adolescência, Vivência e Arte foi criado por Míriam Castanheira Serra e vem se realizando com grande sucesso há 5 anos com os alunos do CEFET-RJ.


Coordenação

A coordenação é de Míriam Castanheira Serra, psicóloga com formação didática no Centro de Investigação Orgonômica Wilhelm Reich (CIO) e professora do Curso de Vivências e Linguagens na Coordenadoria de Educação Artística do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-RJ).


 Este é um sítio para se compartilhar as fontes da vida: conhecimento, amor e trabalho.
This is a site for sharing love, work and knowledge.

Web page http://www.orgonizando.psc.br/adolesce.htm