foto pfc

Orgonizando
(Orgonizing)

Produzido por José Guilherme Oliveira

Massagem Reichiana

texto de José Guilherme C. Oliveira


maos

A massagem reichiana parte do princípio que corpo e mente são uma unidade. O que o corpo experimenta tem sua contrapartida afetiva. Todo sentimento se torna presente através de alguma expressão corporal. Até a contenção das emoções ocorre por uma alteração do tônus muscular que impede que o afeto seja externado.

Durante a vida de uma pessoa, alguns sentimentos precisam ser repetidamente contidos, às vezes por falta de um ambiente que possa acolher essa emoção, ou então pelo medo que essa expressão seja destrutiva. As tensões se cronificam nos músculos e vísceras que estariam impedindo essa comunicação e se organizam em formas eficazes para garantir a sobrevivência.

Uma vez estruturadas, essas tensões permanecem mesmo após o desaparecimento das condições que tornavam essa manifestação afetiva um perigo. Essa “couraça” perde sua função protetora e se torna um grande entrave, consumindo uma parte significativa da energia que estaria disponível para o amor, o trabalho e o prazer de usufruir a vida. A massagem reichiana altera este equilíbrio paralisador através de um abrandamento desta couraça pelo toque.

É o contato que o massagista estabelece com o sentimento do seu cliente que vai possibilitar que esse corpo se disponha a ser ajudado, permitindo que o afeto possa fluir mais livremente através de uma modificação muscular. Esse vínculo é básico. A percepção do campo energético-emocional que se forma entre o massagista e seu cliente vai orientando uma intervenção precisa e eficaz no momento certo.

À medida em que as tensões vão sendo abrandadas, a energia que é aprisionada na sua manutenção é descarregada. Surge uma sensação agradável de um tônus adequado, a pessoa se sente mais vitalizada, relaxada e pronta para a vida. A saúde do indivíduo se estabelece de uma forma mais plena, e o processo espontâneo de auto-organização efetivamente (e afetivamente) toma mais corpo.

 Este é um sítio para se compartilhar as fontes da vida: conhecimento, amor e trabalho.
This is a site for sharing love, work and knowledge.

Web page http://www.orgonizando.psc.br/massagem.htm