PSICANÁLISE SOMÁTICA ORGONÔMICA 
OFICINA DE TRABALHO 
 
A Energia, o Soma, o Caráter, o Desejo.
 
Toda intervenção que, na clínica, se dá de acordo com as leis funcionais, age no domínio tanto do psíquico quanto no do somático.
 
Apresentação Oficina de trabalho Datas e locais Coordenação
 
 
  Apresentação
 
A orgonoterapia é o produto de um longo percurso desde a análise do caráter e a vegetoterapia, duas etapas anteriores nesse desenvolvimento. Ao longo desse processo, podemos definir a existência de duas tendências.  

Uma aponta na direção da abrangência: a integração, a inter-relação de domínios diferentes, funcionamentos, instâncias, etc, tendo  como exemplos a dinâmica Soma–Psique, a relação caráter-couraça muscular, a noção de um funcionamento sistêmico, entre outros.  

Uma segunda aponta para a síntese: o unitário, o essencial, os processos subjacentes funcionais, tendo como exemplos o referencial econômico–energético, a noção de unidade funcional, o genital, o orgástico, etc.  

Essas duas tendências ou princípios, na obra de Reich, tem existência conjunta e complementar. Por isso, a orgonoterapia está longe de ser uma abordagem clínica apenas centrada na intervenção corporal ou biofísica. No trabalho que vou apresentar, pretendo estudar especialmente a situação de manejo transferencial numa abordagem ao mesmo tempo caractero-analítica e orgonômica.  

Nessa instância, a intervenção se dá tendo como foco a relação; mas registra, se utiliza, direciona e integra acontecimentos somáticos advindos dessa intervenção, tanto no encaminhamento específico que está sendo feito naquele momento, quanto na situação clínica geral do caso. 
 


 
  A oficina de trabalho consistirá de:
 
 
  • Uma apresentação essencial da Análise do Caráter, da Vegetoterapia, da Orgonoterapia e dos fatores determinantes para as modificações conceituais e técnicas que se deram.

  •   
  • Uma apresentação da teoria e da teoria da técnica da Psicanálise Orgonômica.

  •   
  • Exemplos Clínicos.

  •   
  • Noções de observação da metalinguagem presente nos gestos e atitudes.

  •   
  • Demonstração e vivências. Será relativa à disponibilidade dos presentes para a experiência e limitada pela não existência de um vínculo transferencial estabelecido de fato entre os participantes.
Este trabalho condensa 25 anos de estudo e aprofundamento na temática Reichiana Orgonômica.
 
 
  Datas e locais:
 
 
São Paulo: Rio de Janeiro: 
27e 28 de agosto de 1999,  
sexta à noite e sábado o dia inteiro.
22 e 23 de outubro de 1999,  
sexta à noite e sábado o dia inteiro.
Informações: tel. (011) 9161-0703 Informações: tel. (021) 539-6561
 
 
  Coordenação: Nicolau Maluf Jr.
 
 
Nicolau é pioneiro no estabelecimento da clínica reichiana no Brasil, em especial segundo os parâmetros da Orgonomia. Ainda em São Paulo, começa a clinicar em 1975, e a partir de 1980, já no Rio de Janeiro, coordena grupos de estudo e de formação.   
É membro fundador da Escola da Clínica Somato-Psicanalítica, assim como membro fundador e coordenador científico da Associação de Psicoterapia Corporal do Rio de Janeiro 

Endereço: 
Rua Getúlio das Neves nº 16 casa 4 - Jardim Botânico, Rio de Janeiro.
eneorgon@centroin.com.br
Tel. (021) 539-6561

 
 
 
 
Web page: http://www.orgonizando.psc.br/eventos/pso.htm
elaborada por José Guilherme Oliveira
 
Este evento está cadastrado nas páginas do ORGONizando
um pólo de intercâmbio em psicoterapia corporal.
ORGONizando